Bioma Soluções Ambientais

Contribuindo com um mundo melhor!

Programa de Conservação de Água (PCA)

O PCA consiste numa série de medidas permanentes (como a troca de equipamentos sanitários) e não permanentes (como campanhas de conscientização) a serem implantadas em uma edificação com o objetivo de reduzir o seu consumo de água. Procura-se atuar tanto aumentando a oferta de água, através da captação de fontes alternativas (água de chuva, água de pias e ralos, água efluente de processos industriais, etc.), como reduzindo a sua demanda, através de medidas economizadoras de uso racional e controle de perdas nos sistemas hidráulicos (troca de equipamentos sanitários, campanhas de detecção de vazamentos, etc.). É também sua função destinar águas de qualidades apropriadas aos seus usos, ou seja, evitar que águas de boa qualidade (potáveis) sejam utilizadas para usos menos nobres, como em bacias sanitárias, por exemplo.

O PCA traz benefícios imediatos, como a economia gerada pela redução dos gastos com água, assim como grandes benefícios em longo prazo, devido à preservação dos recursos hídricos.

Para a implementação do PCA é necessário o diagnóstico do uso da água no cliente em questão. Deve envolver, entre outros, o estudo da demanda, hábitos de consumo, equipamentos utilizados, condições da rede de distribuição e possibilidades de captação alternativa. A partir do estudo realizado são determinadas as intervenções necessárias, além do custo de implantação do programa e o retorno esperado.

O PCA é, portanto, um programa permanente que visa a racionalização do uso da água, através de técnicas para diminuição de sua demanda, e a busca por fontes alternativas de captação da mesma. Para a definição das medidas mais eficientes em relação ao custo e à economia gerada é necessário, primeiramente, avaliar a infra-estrutura do local e definir as áreas potencialmente críticas e ineficientes. A utilização de fontes alternativas de água para usos pouco exigentes é uma medida de conservação cada vez mais importante. O quadro de stress hídrico atual tende a se agravar e, com isto, o custo da água deve se elevar em curto prazo.

Serviços

Levantamento Preliminar;
Diagnóstico dos usos da água;
Projeto hidráulico com foco em conservação de água (sistemas de aproveitamento de fontes alternativas);
Utilização de equipamentos eficientes;
Gestão da demanda de água;
Campanhas de conscientização.

Bioma Soluções Ambientais